sábado, 31 de outubro de 2009

Frases Comentadas Parte 5

"Se Deus fosse mesmo brasileiro, a nossa moeda seria o dólar."

Millôr Fernandes



Deus pisca e tudo muda. "Ó céus! Estamos nos Estados Unidos da America!" Do outro lado se ouve: _Oh my God! Where am I? Shit! It's Brazil!



Ninguém entende nada. O pessoal da Folha vai parar no escritório do New York Times, a galera da People vai pra ilha de Caras, Obama na Alvorada e Lula - olha que chique - na casa branca. Uma troca indigesta para americanos, mas que fez muito brasileiro sorrir, por pouco tempo.



Enquanto isso no norte da América...



Lula convoca coletiva de imprensa para comentar o curioso fato inexplicável. A entrevista atrasa pois alguns operadores de câmera não estão conseguindo ligar seu instrumento de trabalho. O presidente já de pé atrás da bancada, curioso, pertunta: _O que está acontecendo companheiros? Alguém lá no fundo grita: _É que tá tudo em inglês aqui! Mandam chamar o tradutor oficial da presidência, que ajuda os unilíngues a ligar os equipamentos para a transmissão da entrevista. Lula começa: "Companheiros e companheiras, nunca na história deste país nós estivemos aqui! Vamos aproveitar ao máximo essa estadia. O povo brasileiro tem que se orgulhar. Nós agora não só emprestamos dinheiro ao FMI, nós temos ele pra nós agora! Temos também as indústrias, a estátua da liberdade e até Miami. Apesar que essa últma já era nossa antes, mas enfim, quero todos os brasileiros mostrando a que vieram a este país!"



Enquanto isso no Brasil...



Obama com horror de Brasília, pega o primeiro avião para o Rio de Janeiro e manda montar um palco gigante na praia de Copacabana. Manda fazer propaganda chamando o povo americano a assistir seu primeiro discurso oficial em terras tupiniquins. No grande dia, a multidão reunida em frente ao palco e em diversos lugares espalhados pelo país, aguarda seu grande líder se pronunciar sobre essa troca. Ele entra, todos o ovacionam e ele começa: "Nós sabemos que essa não é a nossa casa, não gostamos dessa terra, mas fazer o que? Vamos superar as dificuldades e transformar esse território de terceiro mundo num lugar melhor que o lugar de onde viemos! Yes, We Can!"



1 ano depois O Criador dá uma parada no twitter e vai ver o que aconteceu com os dois países.

Ele se arrepende profundamente. Nos EUA não tem terra, nem petróleo e nem etanol de qualidade. O povo brasileiro que vinha do interior do Brasil não tinha conhecimento suficiente tocar negócios, não sabia como se aquecer no inverno e ao contrário dos americanos, como povo hospitaleiro que é, deixou-se infestar de mexicanos ilegais. Já no Brasil, nenhum americano sequer, sabia plantar uma batata. Dificultavam o turismo solicitando vistos de permanência impossíveis de serem conseguidos e se perderam aos montes no meio das matas Atlântica e Amazônica.



O que Deus fez? Mandou metade dos chineses para o Brasil e outra metade para os Estados Unidos. Já que eles fazem de tudo por um precinho camarada.

Licença Creative Commons
A obra Assunto Popular Brasileiro de Diogo Dias foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada