quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Caos(as) Maiores

A esposa levanta alegre, cantante, pulando da cama e sacudindo o marido que babava no travesseiro de penas de alguma ave qualquer. Ele reluta em dar atenção à euforia da esposa. Vira-se pra um lado, vira-se para o outro. Enquanto isso ela vai até o banheiro para sua higiene matinal. Volta, abre as janelas e diz:

_Arnaldo, olha que dia lindo, é o seu dia meu amor!

Arnaldo ainda não tinha percebido o alvoroço na rua da sua casa, bem em frente ao seu portão. A esposa delirante vendo a algazarra gritava:

_Ai que emoção! Eles vieram pra te apoiar, te levantar como um herói para o Brasil e para o Mundo!

Ouvia-se gritos vindos da rua, mas de dentro da casa não era possível identificá-los nitidamente. Arnaldo resolveu enfim se compor para enfrentar aquele dia que já não começara da maneira que lhe apetecia. Na mesa do café da manhã, Arnaldo comia suas tradicionais bolachas de água e sal, mas sentiu falta do leite sobre a mesa.

_Maria, pegue o leite pra mim? disse ele. Ela sem pestanejar levantou-se e foi correndo até a geladeira apanhar o item solicitado. Maria sentou-se em frente a Arnaldo e perguntou:

_Querido, você acha que vai ser fácil? Vai ser fácil, não é? Eles te adoram!

_Eles não me adoram. Esse povo não adora ninguém. A gente quer fazer um trabalho decente e todo mundo fica reclamando de dinheiro de pinga que é desviado para causas maiores!

_Mas se as causas são "maiores", não é mais fácil explicar isso pra eles?

_Maria do Céu! Eles não sabem nem ler. Explicar alguma coisa pra essa gente é falar com uma porta.

_Você já tentou falar com uma porta?

_O que? Ah, deixa pra lá! Você me acompanha hoje? Em dia de eleição sempre é bom mostrar o lado família!

_Claro querido, vamos nos aprontar. E aliás, não esquece de colocar seu Armani, você tem que ficar muito elegante! O povo tem que saber que está bem representado pelo chiquérrimo Arnaldo Ferraz!

_Eu sei, eu sei. É por isso que eu te amo querida! Você me entende, sempre quer o melhor pra mim, e além do mais sabe como ninguém combinar as minhas "causas maiores".
Licença Creative Commons
A obra Assunto Popular Brasileiro de Diogo Dias foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada