quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ditados


Me impressiono com a sapiência dos ditados populares. É como se alguém tivesse sentado em Copacabana, olhado o mar profundamente e escrito o lado B dos dez mandamentos. Alguns são mais sentimentalistas que outros, mas sempre vão direto ao ponto. Sem meias palavras o provérbios fazem extrato da realidade e orientam para o futuro. Eu, pelo menos, fico pasmo.




Um dos mais populares ditados diz: Manda quem pode, obedece quem tem juízo². Fascinante, não? Direto, sem rodeios. Vai colocando cada macaco no seu galho. Parece que em algumas poucas palavras a atitude autoritária natural da sociedade fica claramente desenhada sobre o efeito sábio do dito. Outro exemplo que admiro muito pelo efeito genérico que toma, independendo de criação, educação, cenário, tendências ou o que quer que seja que tenha influência sobre um indivíduo, é a sentença: Cabeça vazia oficina do diabo¹. Nestes dois casos podemos constatar, por experiência própria, o alto grau de veracidade contida nas duas máximas. Coloquemos nossos empoeirados neurônios a funcionar e imaginemos que acordamos segunda-feira pela manhã e logo nos lembramos que estamos "ligeiramente" desempregados. Algo em torno de uma semana. Durante este tempo livre, nos ocupamos de televisão e revistas masculinas. Todo esse marasmo está nos deixando completamente tediados. Num espasmo da mente, nos ocorre que podemos sair, ver gente, conhecer pessoas e etc e tal. Mesmo com nossos amigos em plena segundona trabalhando como dromedários, resolvemos ir a algum lugar onde possamos exercitar estas deliciosas possibilidades². Rodamos a cidade a procura de um programa legal, mas o máximo que encontramos foi um bingo clandestino. Ao sentarmos somos cumprimentados por uma simpática velhinha, que nos ajuda com as peripécias da jogatina. Vendo que nos demos bem com o jogo e que nosso sucesso parece ser bem superior ao dela, a anciã se mostra irritada. Aguarda mais umas 3 rodadas e não aguenta mais perder. A velhinha saca um 38 e fala grosso: _Me passa as cartelas¹!


Com esse fato inexistente, porém ilustrativo, há de certo hipérbole generalizada, mas me fez pensar, depois de ler o que eu mesmo escrevi, que no mundo as coisas são olho no olho e dentes por dentes. E que apesar de achar o contrário, a rapadura é doce, mas não é mole não. Portanto meu amigo, corra, porque quem chega primeiro bebe água limpa. E fique esperto pra não bobear, fique com um olho no peixe e outro no gato. Já que não se pode contar com o ovo antes da galinha, não deixe a chance de rir primeiro escapar, pois quem ri por último é porque não entendeu nada!


Licença Creative Commons
A obra Assunto Popular Brasileiro de Diogo Dias foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada