segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Indústria Fonográfica e suas peculiariedades


Muito se discute sobre o tempo de vida da indústria fonográfica. Uns dizem que ela já acabou, outros que está indo a falência, e há quem diga que ela ainda tem muito o que ganhar pelo mundo a fora. Isso só quem poderá responder é a própria indústria fonográfica. O que se pode concluir é que, se a indústria não está acabando, a qualidade com certeza está. As pessoas aprenderam bizonhamente a desgostar de música. Parece que tudo o que tem o mínimo de qualidade é imediatamente rejeitado pela grande massa. Mas o que fez isso acontecer?


Até onde posso me lembrar este desastre, pelo menos no Brasil, começou com um grupo chamado É o Tchan. Aquelas pessoas fizeram um sucesso incrível em um período relâmpago, empurrados pela legião de fãs conquistados em sua terra natal, a Bahia. A mistura da batida do Axé, das letras de conotação sexual e das duas dançarinas também com uma conotação traseira sexualíssima fez com que aquelas "músicas" virassem hits conhecidos por todo o país. Além das gravadoras lhe abrirem as portas, os cainais de TV e rádio foram contaminados com aquilo de tal forma que subconcientemente que até pessoas que não apreciavam aquele tipo de som decoravam as letras. A partir de então, as gravadoras tiveram um estralo, e viram que ali nascia uma mina de ouro. A fórmula era simples, "músicas" repetitivas e com duplo sentido + dançarinas gostosas, uma loira outra morena + batidas dançantes + programas televisivos dominicais = sucesso! E a fórmula foi repetida dando origem a outros muitos grupos idênticos ao precursor É o Tchan.


Mas como tudo que é bom dura pouco, o Axé barato ficou quase 10 anos nas paradas de sucesso, sustentados pelas vendas de CD e Shows sempre lotados. Após este período as gravadoras viram que o fenômeno bahiano estava perdendo força e tinha que buscar outra fórmula para poder lucrar. Eis que surge outro fenômeno, o Funk. Mudando o ritmo, aumentando a quantidade de dançarinas gostosas e colocando mais putaria nas letras eles conseguiram de novo empurrar outra montanha de porcaria nos nossos ouvidos. O que não faz um upgrade!?


E então eles foram surpreendidos! A internet chegou como um trator para cima das gravadoras. Tantos profissionais competentes, tantos anos de tradição, tantos astros lançados e ninguém, ninguém previu a Internet! De repente os CDs viraram estoque, o Faustão não dava mais disco de platina pra mais ninguém, os downloads gratuitos se espalhando como uma praga e além disso a pirataria espandida pela facilidade de conseguir toda e qualquer música pela web. Hoje as gravadoras estão correndo atrás do prejuízo e partiram para cima dos artistas sem escrúpulos. Estão exigindo porcentagem do cachê pago nos shows ao vivo, cortaram custos de divulgação dos CDs lançados e não investem mais em novos talentos. Uma atitude suicida na minha opinião. Do contrário do que fizeram o certo seria planejar o futuro e conquistar fãs fiéis e duradouros. Adimiradores do funk e axé não são consumidores potenciais a longo prazo. Artistas como Marisa Monte, Chitãozinho e Xororó, Paralamas do Sucesso, Skank, Titãs, Zeca Pagodinho, Ira e etc, que prezam pela qualidade de sua música independente do estilo, tem fãs incondicionais, carreiras longas sustentadas por eles e que levam consigo a força de uma imagem construida durante anos. Há milhares de oportunidades de negócio para este tipo de artista. Se a gravadora confeccionar suviniers, promoções, álbuns on line e outros artigos com os rostos ou nomes destes grupos terá resultados garantidos. Mas infelizmente a tão aclamada indústria fonográfica não está sabendo lidar com essa sua crise interminável. Continua se prendendo a MC não sei o que, a bandas de letras totalmente comerciais e facilmente decoráveis, e sambas de condomínio.


O que eu ainda espero ver é o renascimento da música, com a volta da poesia nas letras, dos arranjas criativos, da autenticidade na atitude dos artistas, a volta dos músicos de verdade, e finamente a volta do bom gosto!

4 comentários:

  1. Querido amigo avassalador...
    tambem não gosto de fast food, mas na hora da fome vai até mesmo um miojo!
    da mesma forma, essas "musicas" se prestam a algum tipo de diversão rapida e inconsequente... como diria um amigo querido... é igual a chopp... sai na urina.
    venha nos visitar tb
    http://avassaladorasrio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. poxa...realmente a industria fonografica esta acabando, como tudo aquilo que nao acompanha as mudanças do mundo, principalmente da area tecnológica, fica pra trás e consequentemente está fadado a acabar!

    Ou eles descobrem uma maneira rapida e eficaz pra acompanhar a principal tendencia que é a internet e sua web 2.0 ou viram piratas tb..rsrs

    obrigado pelo comentario e pelo link! parabens vc tb pelo blog e bem vindo a blogosfera! rs

    Ou eu nao encontrei ou vc ainda nao pos o feed RSS pra poder-mos acompanhar seu blog...

    nao sei se vc ja passou por la, mas nos blogs Dicas Blogger e Usuario Compulsivo, vc acha muita coisa mesmo pra dar um up de vez em quando no blog...

    espero que ajude!!

    abraço

    Daniel
    ociberativista.com

    ResponderExcluir
  3. Também espero anciosamente por músicas que prestem.

    Obrigado pela correção feita em meu post e bela visita. Volte Sempre.
    :D

    ps: grupo é o tchan ainda existe?


    http://opniaoinutil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu não vejo problema em existir 'música fast-food', até porque a natureza do homem torna inevitável. O problema é quando isso começa a se tornar referência de cultura, que é o que vem acontecendo. E disso deriva a alienação do povo, que gera diversos males e consequencias.

    À curto prazo, quem se dá mal com isso é o músico que estuda.

    À longo prazo, quem perde com isso é toda uma nação, que ficou no atraso. O problema é mais amplo do que parece.

    Tem um selo pra você no meu blog: http://papoemelodia.blogspot.com

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
A obra Assunto Popular Brasileiro de Diogo Dias foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada