sexta-feira, 17 de julho de 2009

Se a Terra parasse de girar

DE UM LADO

Após 7 horas e meia de trabalho a luz que entra pelas janelas do escritório não sofre qualquer alteração de intensidade. De repente dá-se conta de que já devia ter anoitecido e que o pôr do sol não deu o ar da graça. É estranho. O horário de verão está longe de seu começo e fim. A chefia levanta a tese de que os relógios estão errados e ordena que todos permaneçam trabalhando.
Depois de mais 2 horas aproximadamente a movimentação de saída já é grande, todos ignoram a claridade de meio dia e batem em retirada para suas casas. Em seus caminhos refletem sobre o que está acontecendo, elaborando teorias, alucinando. Quando chegam em seus lares encontram na TV comentaristas discorrendo sobre o que não fazem a menor idéia do porquê. No fim das contas pelo menos ficamos com o dia, onde a escuridão pode ser construida.


DO OUTRO LADO

O relógio desperta. São 6 e 30 da manhã, olha-se pela janela em busca do feiche de luz custumeiro da aurora, mas estranhamente ele não está lá. A dúvida faz pensar que talvez o tempo esteja ruim e que há nuvens carregadas no ceú. Ao levantar todos esperam o nascer do sol, e por volta das 11 horas já comenta-se que seja um eclipse inesperado. Uma nova descoberta? Acho que não. No segundo dia casas noturnas estendem seu turno. Nos meses seguintes estuda-se o que fazer com as flora. Há um alento. Ao menos temos mais horas de sono.




6 comentários:

  1. e as doenças se manifestariam, no sol, o câncer de pele da exposição constante a um sol de meio dia e a evaporação muito mais rapida de tudo quanto é agua do planeta, na noite, a depressão que a escuridão causa ao alterar os hormonios para que sintamos mais vontade de durmir, e realmente a falta de fotossintese!
    ainda assim prefiro o dia.
    ou não...

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a ignorância, mas eu sou muito curioso pra ficar quieto. Esse texto é de sua autoria?

    Muito legal a premissa do blog, btw.

    Qdo tiver um bannerzinho, é só dar um toque que eu posso botar lá no meu blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bem, então meus parabéns pelo texto. Curto muito textos inteligentes.

    Estou te linkando lá também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. E aí sumido!
    Não escreve mais aqui?

    Espero que volte logo, porque eu deixei um selo pra ti no Achômetro.

    Depois passa por lá.
    http://achometrodoziel.blogspot.com/2009/08/e-o-oscar-vai-para.html

    Abraço!
    Gabriel.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
A obra Assunto Popular Brasileiro de Diogo Dias foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada