quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Estranhamente à vontade

Energia, química, física, sei lá. Algumas pessoas são ligadas à outras de uma forma enigmática e completamente sem explicação. Não sei se algum acadêmico insano já se propôs a estudar o caso. Também não fiquei ciente se o mesmo teve a ousadia de nomear este insólito fenômeno. As causas e os porquês não são preocupantes. Agora, o que me faz meditar de modo tão curioso e infantil (no bom sentido) é o instante em que se percebe estar participando de uma cena onde dois indivíduos que nunca tinham se deparado em lugar algum desta úmida atmosféra sentem-se "estranhamente à vontade" numa conversa noturna que servira de preâmbulo para uma curta, porém agradável noite de sono. Há algum motivo? Há alguma predestinação? Não sei. Quem saberá? O certo é que em dias de total hegemonia da impessoalidade, é gratificante encontrar alguém que não limite-se a conversar sobre as condições metereológicas de um dia cinza e sem graça. Não importa no que resultará - ou resultou - este casual e inesquecível encontro. O que realmente importa é saber que você participou de um ponto único no espaço e no tempo. Sorria para o acaso, às vezes ele sorri para você.

4 comentários:

  1. concordo em genêro, número e grau! Essa tal de "estranheza à vontade" nos arremete certas vezes e é impossivel não reparar, o fenômeno chega timído, pois como você mesmo disse em tempos de impessualidade, esse fato é tido como incomum e por isso muitas vezes nos surpreendemos com a intensidade com que ocorre. Quando esses fatos passam não sabemos dizer o que acabou de terminar. Só podemos dizer que aquela importante sintonia acabou de descer do vagão... e o momento se foi mas fica a sensação de estar mais vivo...

    ResponderExcluir
  2. Será que é nesse momento que o karma faz mais sentido? Não sei, e nem quero POlÊMICA
    Mas, eu realmente me sinto muito sortudo por ser seu brother. Mesmo!

    ResponderExcluir
  3. É a mesma ligação que o eterno reserva o direito de ligar esses desconhecidos para cumprir a sua vontade,como foi no caso da escolha de Sara,esposa de Abraão...Na tradição judaica Sara é considerada uma das 4 mulheres mais belas e atraentes que já viveu em nosso planeta, as outras 3 são Abigail, Raabe e Esther.
    No Talmud diz que: As outras 3 comparadas com Sarah eram horrorosas (Talmud tratado Bava Basra 58ª). E de acordo com o Rabino Rashi (1040-1105) e outros, Sara não era só bela e atraente era também modesta e de excelente caráter. Na verdade era considerada virtuosa (midrash bereshit rabba 58,1).
    No Talmude nossos sábios rabinos nos ensinam que: Iscah יסכה era um outro nome de Sarah (Genesis 11:29)
    Este nome indica o dom de Sarah de penetrar e fascinar sobre o futuro através da inspiração Divina (Ruach HaKodesh) , Sarah foi uma grande profetisa.
    E porque todos ficavam admirados e fascinados com a beleza de Sarah, e interessante saber que em hebraico a palavra para rosto ou face é Panim פנים e que é escrito exatamente igual à palavra “por dentro” que é Penim פניםindicando que Sarah era tão bela quanto por fora e também por dentro.
    A retidão e modéstia de Sarah e seu objetivo a preveniu de ver a si mesmo como o mundo a via, de primeiro ela foi chamada de Saray ‘minha princesa’ שָׂרָי um nome dado provavelmente deste o nascimento, com sua grande beleza e formosura com certeza se ela quisesse teria se tornado princesa do Egito (Genesis 12:11-20), mas em vês disso ela preferiu ser “peregrina e estrangeira neste mundo” com seu marido Abraão. Pela sua fidelidade as promessas e Aliança de D-us, foi chamada pelo próprio D-us de Sarah ‘Princesa’ שָׂרָה, seria a princesa do mundo todo. Sarah é considerada uma heroína da fé (hebreus 11:11), o seu ventre era um ventre morto mas Adonay Deus lhe deu a graça de um ventre frutífero, um nascimento miraculoso como diz no Talmud nossos sábios rabinos (talmud Bava Metzia 86b).
    Um Midrash rabínico nos diz que por toda a vida de Sarah a Divina Presença (Ruach HaKodesh – Sopro Sagrado) pairava sobre ela e sua casa protegendo também suas portas, sua massa de fazer pão era abençoada tinha o bastante pra dar a todos, uma lâmpada de óleo queimava de Shabat ao outro, e quando ela morreu estas coisas cessaram, ate que Isaque levou Rebeca para a tenta de Sarah, daí a Presença Divina (Ruach HaKodesh) repousou sobre Rebeca. (Midrash bereshit Rabbah 60:16)
    Sarah foi a primeira hebréia (Judia – Israelita) a ser enterrada na terra de Israel, na terra prometida.
    Na caverna de Machpelah - caverna dos pares em Kiriat Arbah – vila dos quatro, chamada assim porque lá estão enterrados Adão e Eva, Abraão e Sarah e Isaque e Rebeca e Jacó e Leah. (Hoje cidade de Hebron em Israel)...Feliz é o homem que encontra a sua esposa !

    ResponderExcluir
  4. Shet Hair=Mulher Virtuosa!Enganosa é a graça em vão a formusura ,mas a mulher que Teme ao Eterno D'us,essa será Louvada !(Provérbios 31:30) www.portaldosremidos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
A obra Assunto Popular Brasileiro de Diogo Dias foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada