segunda-feira, 10 de maio de 2010

Começa Sustentare, pra não Acabar Chorare

O dia parece muito curto pra mim. Para tudo o que eu quero fazer. Vinte e quatro horas que às vezes nos trancam como jaulas nos padrões do tempo. Por que todo mundo precisa estar dormindo às três da madrugada? A resposta todos sabem. Não vale a pena discorrer sobre ela, pois cairíamos numa reflexão sóciocultural que renderia texto suficiente para uma tese de mestrado. O que me incomoda é, o que mais nos toma tempo muitas vezes é o que precisamos fazer, e não o que queremos fazer. Passamos um terço de nossas vidas dormindo. Que absurdo! Trabalhando então, nem se fala. Convivemos mais tempo com o chefe do que com qualquer outra pessoa que esteja na frente dele no nosso ranking pessoal de simpatia. Acho que grande parte da culpa da não evolução do homem, em termos éticos e morais, é a falta de tempo pra usufruir e entender o que realmente importa na vida.

Hoje olhamos mais para o relógio do que para a janela. Ficamos tão preocupados com a movimentação dos ponteiros que esquecemos de reparar se ainda é dia, se é noite, se faz frio ou calor. O efeito hipnótico da rotina fez o homem estagnar sua produção cultural. Há sim movimentos artísticos e culturais importantíssimos, mas mesmo juntando todos eles, acabam resultando numa grande minoria. Sem arte, não há reflexão. Sem reflexão não há mudança. E sem mudança não há evolução. O que vivemos é um mimetismo da vida. Encontro mais realidade na arte do que na própria realidade.

Em tempos de massas moldadas à cara larga pela grande mídia, temos que nos posicionar pra não cair nessa cilada. Escrever uma música, brincar com acordes, pintar, escrever, desenhar, ler, ou simplesmente só admirar tudo isso, já é um grande passo. O conceito "sustentabilidade" não é exclusividade do meio ambiente. Nossa mente e alma precisam de mais atenção, pra se fortalecer e evoluir. Porque ser sustentável é alimentar a vida ao invés de acabar mais rápido com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
A obra Assunto Popular Brasileiro de Diogo Dias foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada